O Complexo B é um conjunto de 8 vitaminas, sendo elas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Inicialmente eram classificadas como uma única vitamina, a Vitamina B, porém estudos comprovaram que se tratavam de vitaminas quimicamente distintas, que não são produzidas pelo organismo e devem ser consumidas na forma de alimentos ou um bom suplementos multivitamínicos.
A atuação do Complexo B está relacionada principalmente a saúde mental e emocional, podendo ser utilizadas em casos de depressão e ansiedade. Também ajudam na manutenção da saúde dos nervos, pele, olhos, fígado, boca e cabelos. Estimulam e controlam a ação do suco gástrico, ajudando na absorção de nutrientes e metabolizam proteínas, gorduras e carboidratos.
Os sintomas de deficiência dessas vitaminas geralmente são: formigamento nos pés, dores de cabeça, inflamações na boca, irritabilidade e cansaço.
O consumo equilibrado das nutrientes essenciais aumentam a Imunidade, fortalecendo nossa proteção natural o que afasta gripes e resfriados. Apesar disso não se esqueça da importância das Vitaminas e Minerais no Verão.
Em quais Alimentos se encontram as Vitamina do Complexo B e sua Atuação no Corpo Humano
Vitamina B1(tiamina): atua na produção de ácido clorídrico e formação do sangue, metabolismo dos carboidratos, sua absorção é prejudicada pelo consumo de álcool, que interfere em seu transporte para as células, por este motivo sua deficiência está diretamente ligada ao alcoolismo. É encontrada em cereais, leite, ovos, carne vermelha, frutas cítricas e fígado.
Vitamina B2(riboflavina): antes conhecida como Vitamina G, é fundamental no metabolismo, mantém a integridade cutânea, formação das hemácias, anticorpos, reprodução celular, está ligada ao crescimento, previne catarata, alivia a fadiga ocular. Está em vegetais, grãos, leveduras, leite e derivados, carne e fígado.
Vitamina B3 (niacina): contribui para uma pele saudável, boa circulação sanguínea, atua no sistema nervoso e reduz o colesterol ruim. Encontra-se em leite e derivados, germe de trigo, gema de ovos, carnes e fígado.
Vitamina B5 (ácido pantotênico): atua na formação dos anticorpos e hormônios suprarrenais, é um elemento fundamental da coenzima A (que é o principal intermediário no metabolismo de glicose). Pode ser consumida através de carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.
Vitamina B6 (piridoxina): participa tanto da saúde física como mental, é uma coenzima que atua na produção de hormônios, estimula as funções defensivas das células e está ligada ao crescimento dos jovens. É obtida através de vegetais, grãos, germe de trigo, leite, ovos, fígado e carnes.
Vitamina B7 (biotina): antes conhecida como Vitamina H, atua no crescimento celular, metabolismo, produção de ácidos graxos, saúde do cabelo e pele e previne a queda de cabelo em homens. Encontra-se principalmente em legumes e carnes.
Vitamina B9 (ácido fólico): antes conhecida como Vitamina M, é necessária para a formação das hemácias, produção de energia e considerada alimento para o cérebro. É encontrada em vegetais folhosos, nozes, legumes, laranja, grãos integrais, milho, amendoim e miúdos.
Vitamina B12 (cobalamina): previne a anemia, auxilia na formação e longevidade das células, digestão, absorção dos nutrientes, previne danos aos nervos, mantém a fertilidade, promove crescimento e desenvolvimento do corpo adequados, atua no funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso, ajuda também na formação do DNA e mielina. Está em leite, ovos e fígado.
Outras substancias eram consideradas do Complexo B, como B11, B13, B14, B15, B16 e B17, mas atualmente pesquisas descobriram que na realidade elas não são vitaminas.