Formas de Magnésio e qual Escolher

sais-de-magnésio-em-recipinete
Sais de Magnésio

O Magnésio é um mineral essencial para a saúde de todo o corpo, trazendo inúmeros benefícios tanto para a saúde como para a beleza. Infelizmente a maioria da população sofre com sua deficiência (cerca de 80% dos brasileiros).

Mas podemos suprir esta falta com suplementação, encontrado, principalmente nas seguintes formas:

Cloreto de Magnésio:

É vendido na forma de cápsulas ou sais.

Os sais devem ser preparado diluindo cerca de 30g (2 colheres de sopa) de cloreto de magnésio em 1 litro de água, consumindo 50ml de 1 a 2 vezes por dia, podendo chegar a 4 doses diárias em casos de deficiências mais severas.

Embora contenha apenas cerca de 12 por cento de magnésio elementar, tem uma impressionante taxa de absorção e é uma das melhores formas que você pode consumir.

Esta solução também pode ser utilizada na limpeza de ferimentos e curativos, sendo eficiente bactericida, fungicida, coagulador, aumentando a imunidade local, causando assim uma cicatrização mais rápida.

Para a utilização em ferimentos, a proporção é de 15g (1 colher de sopa) para 1 litro de água filtrada ou fervida.

Magnésio Quelado:

porção-de-magnésio-quelado-ainda-não-encapsulado
O Magnésio Quelado apresenta Maior Absorção pelo Corpo.

A forma quelada, significa que o mineral foi ligado a um aminoácido, ou seja, recebeu uma proteção de um aminoácido.

Nesta forma, sua absorção e biodisponibilidade no corpo aumentam em cerca de 40%.

As formas queladas geralmente são vendidas em cápsulas e as mais comuns são:

  • Magnésio Glicina: A glicina é um dos aminoácidos componente das proteínas dos seres vivos. A glicina em si, não possui função significativa no corpo, quando foi quelada ao magnésio, o objetivo foi melhorar a absorção do mesmo.
  • Magnésio Glicil Glutamina: Nesta forma, ligado com glicina e glutamina, o intestino os absorve e libera os três elementos na corrente sanguínea, proporcionando seus diversos benefícios.

A glutamina neste caso é útil para geração de energia, e indicado nos casos de fadiga crônica, onde há deficiência na geração de energia, e nas práticas esportivas.

O Magnésio Glicil Glutamina favorece a geração de energia dentro das células, sendo amplamente consumido por atletas.

  • Magnésio Dimalato: Esta forma é quelada com uma molécula de ácido málico, este, possui funções anti inflamatórias, auxiliando em diversas doenças de caráter inflamatório.

Este tipo tem uma liberação mais prolongada, sendo liberado aos poucos durante o dia, considerado por muitos, a melhor forma para consumo.

Magnésio Citrato:

cápsulas-de-magnésio
O Magnésio Citrato pode causar Diarreia, sendo Recomendado para quem sofre de Prisão de Ventre

Esta é a forma mais simples, combinado com ácido cítrico. Ele também possui boa absorção, porém tem efeitos laxativos, sendo recomendado para tratamento de pessoas com intestino preso, podendo também ser utilizado para esvaziar os intestinos,realizando uma espécie de limpeza.

Também é vendido em cápsulas ou em sais.

Sulfato de Magnésio:

sulfato-de-magnésio-em-sais
Sulfato de Magnésio

Também conhecido como Salamargo, ou Sal de Épson, é utilizado principalmente como laxante, ou para limpeza de intestino antes de cirurgias, por exemplo.

Também pode ser utilizado na forma de gel, para cicatrização de feridas e áreas doloridas. É também administrado de forma intravenosa, para reduzir cãibras.

O Sal de Épson ainda é muito utilizado na agricultura e jardinagem, para corrigir a falta de magnésio do solo, cujo é extremamente importante para o crescimento e qualidade das plantas.

  • Uso Terapêutico: A terapia desenvolvida pelo médico alemão Andreas Moritz, utiliza o Sal de Épson para desintoxicação de fígado e vesícula, expelindo diversos cálculos, sem a necessidade de cirurgias.

O magnésio é responsável por mais de 300 reações químicas em nosso corpo. 

Comentários