Todos alguma vez na vida já ouvimos falar que o leite é um alimento muito nutritivo, e que devemos consumi-lo principalmente por ser rico em cálcio. Será mesmo verdade? Hoje muitos estudos comprovaram que essa ideia não passa de um mito.
Um estudo publicado pela Associação Médica Americana nos “Archives of Pediatric & Adolescent Medicine”, em 2012, mostrou que as crianças selecionadas que consumiram as maiores quantidades de leite, sofreram mais fraturas ósseas do que aquelas que o consumiram em menor quantidade.
Este estudo não é isolado, estudos anteriores mostram que seu consumo não melhora a saúde dos ossos ou reduz risco de osteoporose.
Devido a sua acidez natural, depois de anos consumindo o laticínios, ocorre o enfraquecimento dos ossos pela osteopenia, e depois com o agravamento, a osteoporose.
Outro ponto importante a ser considerado, é que o cálcio só é absorvido na presença do magnésio, e só é depositado pelos ossos, na presença de vitamina D3, magnésio, boro e fósforo.
Por que ele foi Considerado um Herói?
Fazendo correlações fica óbvio que a indústria que comercializa inúmeros produtos derivados de leite, tem um dedo nesta adoração exacerbada por laticínios.
O consumo de leites de outras espécies não é algo natural para a espécie humana. O uso pelos humanos após o desmame é relativamente recente, cerca de 10.000 anos, quando deixamos de ser nômades e começamos a cultivar alimentos e criar animais para a subsistência.
O mais difícil, entretanto, é convencer as pessoas que não faz o menor sentido consumir laticínios, enquanto os meios de comunicação e até mesmo vários médicos e nutricionistas dizem que é essencial sua presença na dieta.
O leite acabou evitando a morte de muitas crianças em tempos de escassez de outros alimentos. Essa ideia pode ter fortalecido a crença na importância do leite. O problema é que este costume se estende até os dias atuais, sendo que atualmente existem alimentos muito mais saudáveis e tão baratos quanto.
Cada Espécie tem o Seu
É muito alarmante que no brasil a média de amamentação exclusiva seja de apenas 54 dias.
Muitas mães consideram seu próprio leite fraco e resolvem oferecer leite de vaca para seus filhos. Parece até absurdo dar leite de uma espécie que já nasce com cerca de 40 kg para um bebê que chega ao mundo com mais ou menos 3 kg.
A diferença genética é imensa e as necessidades nutricionais também.
Cada espécie fabrica o leite com nutrientes que seus filhotes precisarão até poderem se alimentar sozinhos. O ser humano é o único animal que continua tomando leite na fase adulta, e pior, deixa de dar seu próprio leite, formulado especificamente para seus filhos, para substituí-lo pelo de uma animal diferente.
Riscos de seu Consumo
Os laticínios não são prejudiciais apenas para intolerantes a lactose, assim que 0 ingerimos, por exemplo, nosso corpo tem muita dificuldade em digeri-lo, pois a lactase, enzima que possibilita a digestão da lactose, deixa de ser produzida por nós por volta dos 10 anos.
Após todo o trabalho do organismo para se “livrar” da lactose, o organismo pode desenvolver diversos processos inflamatórios. Logo muitas pessoas ao cortar laticínios da dieta, percebem que alergias e infecções constantes desaparecem.
Ainda devemos alertar que o leite que era produzido anos atrás, era de vacas que se alimentavam de pasto, viviam soltas, sem muito stress, produzindo cerca de 3 a 5 litros por dia.
Hoje uma vaca leiteira, chega a produzir assombrosos 70 litros em um único dia!
Além de ser quase impossível os dois leites terem a mesma qualidade, o processo de ordenha constante causa uma série de infecções na vaca, que são tratadas com diversos medicamentos como antibióticos, e como o leite materno (neste quesito são iguais), tudo que é ingerido, vai para o leite, que constantemente é alimentada com rações preparadas com elementos transgênicos como a soja.
Alternativas para Substituir o Leite
Para quem é acostumado, pode ser difícil tirar o leite da dieta, mas existem diversas alternativas para substituirmos os laticínios, como os leites vegetais.
Podem ser feitos a partir de coco, arroz, aveia, soja entre outros.
Eles podem ser utilizados em receitas ou puros, assim como o leite de vaca.
Receita de Leite de coco
INGREDIENTES:
- 1 coco
- 600 ml (3 copos) de água
MODO DE PREPARO:
- Corte o coco em pedaços pequenos
- Misture o coco com a água
- leve ao fogo até chegar em cerca de 40 ºC (não pode passar muito disso, pois os nutrientes podem ser alterados, o ponto é uma água bem morna.)
- Bata tudo no liquidificador e coe.
- Pode ser armazenado em geladeira por até 3 dias ou congelado, para durar mais tempo.
OPINIÃO DOS MÉDICOS:
Cardiologista e Nutrólogo Dr. Lair Ribeiro:
Gastroenterologista, Dr. Columbano Junqueira:
Nutrólogo e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC) Dr. Patrick Rocha:
Nutrólogo Dr. José Roberto Kater
Enfim, temos diversos motivos e diversas alternativas para pararmos imediatamente de consumir laticínios.
Faça o teste e experimente, com somente 30 dias livre de leite e laticínios costuma-se ser notada melhoras em seu organismo.