É cada dia mais comum o assunto diabetes e seus riscos para a saúde.
Não é para menos, todos os dias vemos os casos de diabetes aumentarem e mortes em consequência da doença também estão aumentando rapidamente com o passar dos anos.
Sim, realmente é assustador mas não precisamos nos desesperar, quem tem, pode controlar, quem não tem pode se prevenir.
Certamente você já ouviu falar ou mesmo conhece alguém que acabou passando mal e quando chegou ao médico recebeu o diagnóstico de que era diabético.
Descubra os 5 maiores erros que diabéticos cometem e como evitá-los
Provavelmente o paciente só descobriu o diabetes por conta de sua glicemia ter se elevado demais, por isso passou mal. Mas vários sintomas estão relacionados ao diabetes que podem indicar um diagnóstico precoce, auxiliando o tratamento.
Conheça alguns sintomas:
1- Urinar em excesso:
Com o excesso de glicose no sangue, o corpo precisa encontrar meios de eliminá-la, um dos meios é se livrar da glicose diluíndo-a na urina, por isso o aumento de idas ao banheiro. Quanto maior a glicemia, mais vezes você sentirá vontade de urinar.
2- Sede em excesso:
Com o aumento da urina, o corpo tende a ficar desidratado, logo a sede aumenta muito.
Se não se atentar a estes sintomas, a pessoa pode viver muito tempo sem perceber os riscos que está correndo, pois com a glicemia alta, irá urinar muito, ficando desidratado, logo irá ingerir muita água que será novamente usada para tentar abaixar o nível de glicemia do paciente. É um ciclo vicioso.
3- Aumento da fome:
O corpo sem insulina suficiente para mover a glicose para dentro das células, entende que você está em jejum, pois não detecta a presença da glicose. Logo ele aumenta a fome para que você coma ainda mais, com a finalidade de obter energia.
4- Perda de peso sem motivo aparente:
Mesmo comendo mais, o corpo não consegue armazenar e utilizar a glicose ingerida para produzir energia, logo fontes alternativas como gordura e massa muscular são utilizados.
A glicose por sua vez é eliminada pela urina.
5- Visão Turva:
A Glicemia alta causa um inchaço no cristalino (que é a “lente de nossos olhos”), diminuindo a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada.
6- Dificuldade em Cicatrizações:
Este é um dos sintomas mais conhecidos e ocorre por uma diminuição das células responsáveis pela restauração dos tecidos.
7- Fadiga:
O corpo se vicia em glicose, principalmente a utiliza na produção de energia.
Como a glicose não é absorvida pelas células, o corpo fica fraco para economizar energia, pois está deduzindo que alimentos estão em falta.
Lembrando que existem variações de diabetes, como a tipo 1 e 2.
Sendo o Diabetes Tipo 1 mais comum em crianças, ocorre quando o corpo produz pouca ou quase nenhuma insulina. Sendo muitas vezes necessária a aplicação de insulina.
O Diabetes Tipo 2 é mais comum, onde o corpo adquire resistência aos efeitos da insulina, que irá regular a quantidade de açúcar nas células.
Se você se identificou com os sintomas, procure um especialista, faça exames e comece a se cuidar já!
Se não tem nenhum sintoma, se previna, é fácil, e quando for comer aquele doce que tanto ama, sua insulina estará intacta para fazer o trabalho direito.
Dúvidas e Sugestões, deixe nos comentários, sua opinião é sempre bem vinda!