Dieta Low Carb: o que é e como Funciona

alimentos-dieta low carb
A Dieta Low Carb, como o nome já diz é uma dieta de baixo carboidrato.

Enquanto a média de consumo diário em uma dieta comum varia geralmente entre 300 e 400g por dia, na Low Carb não passará da metade disso, mas vai depender do seu objetivo.

 

Quero Emagrecer

Se o objetivo for emagrecer 10 kg ou mais, por exemplo, o “ideal” é restringir a 20g de carboidratos por dia, pelo menos nos primeiros 15 dias.

Se quiser perder menos que dez quilos, o consumo pode aumentar em até 50g por dia.

Quem já está com o peso adequado, mas quer um estilo de vida mais saudável, pode se dar ao luxo de comer entre 100 e 150g por dia.

Uma coisa importante é que você dê preferência aos bons carboidratos, como vegetais, frutas e raízes.

 

Quero Perder mais de 10 kg, posso comer frutas?

morangos-dieta low carb

Infelizmente as frutas mais docinhas não. Mesmos sendo consideradas saudáveis, quando doces contém muitos carboidratos.

Frutas como coco, abacate e morango são permitidas. Após as duas primeiras semanas entram na dieta outras frutas como o Kiwi. Mas Atenção, com moderação.

Uma banana tem cerca de 20g de carboidratos, você até pode comer uma banana às vezes, mas terá que restringir os vegetais, que são muito importantes tanto para a saúde em geral como para o emagrecimento em si.

Independente de 20, 50 ou 100 gramas de carboidrato, você tem uma cota por dia, e deve “gastá-la” com sabedoria para ter os melhores resultados. Quem escolhe como gastar é você.

 

Como fica o Café da Manhã na Dieta Low Carb?

ovo-em-frigideira-e-leite-café-da-manhã-post-dieta low carb

Nós no Brasil temos a cultura de comer pães, bolachas, bolos, leite, etc no café da manhã, e parece difícil fazer esta refeição sem estes alimentos, mas na verdade é mais fácil do que parece.

Que tal um café da manhã estilo EUA? Ovos com bacon, são uma delícia, dão uma saciedade enorme e são práticos de preparar.

Para quem não abre mão do café com leite, pode misturar o café (sem açúcar, no máximo com um adoçante) com nata ou creme de leite. No caso do creme de leite observe nos ingredientes se não contém amido ou leite em pó, por que eles não fazem parte da dieta low carb.

Outra opção é café com manteiga e óleo de coco, fica muito bom, não sendo preciso tomar muito, pois como é rico em gorduras boas trás uma saciedade enorme!

 

Almoço sem Arroz e Feijão?

filés-de-carne-crua-dieta low carb

Sim! E depois que você se acostumar, nem vai sentir falta. Carne ou ovos com uma grande salada são tudo de bom.

Como você pode comer uma infinidade de tipos de carnes e vegetais, pode variar a semana toda sem enjoar.

Descubra novas receitas e surpreenda-se.

 

O que comer nos Lanches

 

Se sentir fome, você pode comer coco, abacate, castanhas, queijo ou até mesmo ovos.

A ideia de obrigatoriamente existir lanches entre as refeições é ultrapassada. Na Low Carb a riqueza de gorduras boas muitas vezes faz com que não haja fome entre as refeições.

recipiente-com-castanhas-e-nozes-dieta low carb

 

Semelhança com outras Dietas

A dieta Low Carb é a mãe de várias semelhantes
A dieta Low Carb é a mãe de várias semelhantes

Este estilo de alimentação é bem parecido com o Paleo e a Cetogênica, com diferenças (resumidamente) que a Paleo exclui quase todos os industrializados e a Cetogênica visa o estado de cetose, que é quando a única fonte de energia de seu corpo é a gordura, por isso neste caso o consumo de carboidrato é bem restrito.

Podendo mesclar-se uma a outra, por exemplo, a Dieta Low Carb pode ser Paleo se você não consumir produtos industrializados, também pode ser Cetogênica, se seu consumo de carboidratos for bem restrito.

Mas cuidado com muitas restrições, elas podem fazer mal para sua saúde e tornar a dieta monótona e inviável a longo prazo.

A variedade de alimentos nos trás diferentes nutrientes essenciais e cada um tem seu papel na manutenção da saúde.

O que todas elas têm em comum, é que visam a saúde, através do baixo consumo de carboidratos refinados e muita variedade de vegetais, carnes e gorduras boas, se você acabar exagerando um dia ou outro não desanime, volte para a dieta e siga em frente, os resultados com certeza surgirão.

 

Comentários