Meu encontro com a Dieta Cetogênica
Há algum tempo, já não estava feliz com meu corpo, estava com gordurinhas por toda a parte, minha pele estava ficando cada vez mais flácida e cheia de celulites, até na barriga eu tinha celulite!
O pior é que eu nunca havia ficado gordinha antes, mesmo quando minha filha nasceu voltei ao corpo antigo com pouco mais de uma semana. O problema não era genética, estava claro.
O que realmente me fez engordar, foram as coisas que eu comi, foram todos os doces e massas que eu comia e amava.
Um dia me olhei no espelho e a ficha caiu, tinha que mudar meus hábitos urgentemente!
Antes de qualquer pessoa iniciar uma dieta, creio que primeiro devemos analisar o que estamos fazendo errado, no meu caso, eu pensava estar comendo saudável, afinal, há bastante tempo substituímos aqui em casa arroz branco por integral, pão branco por integral, açúcar cristal por mascavo ou mel, batata inglesa pela doce, refrigerante há tempos não entrava em casa, entre outras coisas.
O problema é que continuávamos comendo chocolates, bolos, pizzas, eu até fazia uma pequena dieta durante a semana, mas sábado e domingo, comia super mal e em grande quantidade…
Resolvi retornar a uma dieta que me parecia muito boa, mas por ser um tanto restrita em uma tentativa anterior não consegui dar continuidade a ela: a Dieta Cetogênica.
Como ela funciona:
A Dieta Cetogênica consiste em trocar a fonte de energia do corpo, de glicose, para gordura, assim o corpo queima gordura para obter energia e o emagrecimento acontece.
Para isso é preciso restringir quaisquer formas de carboidratos do cardápio, exceto alguns legumes e verduras que os contêm em pequena quantidade.
O importante, de forma geral, é não passar de 40g de carboidratos por dia e aumentar o consumo de gorduras boas, como óleo de coco, azeite de oliva e as gorduras já existentes nas carnes e no abacate por exemplo.
Sua fonte de energia agora é a gordura, e se não consumi-la, além de correr o risco de passar mal, seu emagrecimento pode ser prejudicado, pois o corpo entende que está passando por escassez de comida e vai poupar as reservas de gordura que já tem. Você pode até emagrecer, porém de forma mais lenta e aumentar o risco de seu corpo usar os músculos como forma de energia.
Ao comer gorduras boas, seu corpo continua queimando gordura acumulada, pois está entrando mais combustível e não é necessário poupar no momento.
Essa dieta não conta calorias, você come a vontade, até ficar satisfeito, também não são estipulados horários, nada de comer de 3 em 3 horas, você come quando sentir fome. Geralmente, acabamos comendo menos, pois a gordura traz muita saciedade.
Não se importe quanto a passar horas sem comer. Se analisarmos nossos antepassados paleolíticos veremos que eles não tinham comida a todo momento e mesmo assim tinham força e energia para realizar suas tarefas do dia e ainda evoluir.
Adaptação e Cetose
Geralmente à partir do terceiro ou quarto dia, seu corpo entra em cetose, ou seja, significa que o combustível de seu corpo já é a gordura, antes disso ele ainda estava queimando as últimas reservas de glicose que você possuía, o glicogênio.
Você pode verificar se entrou em cetose com um medidor de cetonas, que pode ser encontrado em farmácias.
Alimentos permitidos na Dieta Cetogênica:
- Carnes em geral, inclusive gordurosas (você tem que perder o medo das gorduras boas nesta dieta)
- Vegetais como repolho, alface, couve flor, brócolis, azeitona, tomate… (enfim, evite os que nascem embaixo da terra)
- Café, chás (sem açúcar)
- Queijos amarelos, creme de leite, nata, ovos, castanhas, nozes
- Frutas não doces: coco e abacate
Alimentos Proibidos:
- Açúcar de qualquer tipo e doces
- Arroz, feijão, macarrão, pães
- Batata, mandioca e raízes no geral, como beterraba e cenoura
- Leite e iogurtes
- Molhos prontos como Katchup
- Frutas doces como banana, melancia, mamão e frutas secas
Minha fase de adaptação:
Nos primeiros 3 dias, não senti nada além da vontade de comer doces, mas a partir do quarto dia comecei a me sentir fraca e com a cabeça um pouco leve, distraída, sem conseguir manter o foco, a fome não passava, e também fiquei com o intestino bem preso, esse período durou mais ou menos uma semana até que meu corpo se adaptou.
Estes sintomas são normais na fase de adaptação, que pode durar até 3 semanas. Existem pessoas que dizem não sentir nada, outras sofrem mais (como eu!!!).
Algumas coisas não indicadas nutricionalmente falando, como adoçantes me ajudaram muito, pois no começo eu estava viciada em glicose, e meu cérebro pedia, então foi uma forma de me enganar até meu corpo se acostumar a viver sem açúcar. Dê preferência para adoçantes naturais como Stévia e Xilitol.
Quanto tempo de Dieta Cetogênica:
De início, eu estava apenas querendo emagrecer mas quando pesquisei mais a fundo vi os benefícios de uma dieta com baixo carboidrato. Além disso como as pessoas dão tantos relatos de resultados positivos resolvi que iria seguir com esse estilo de alimentação por tempo indeterminado.
Então resolvi fazer 21 dias, pelo menos, sem nenhum deslize, para que eu criasse o hábito de me alimentar desta forma (21 dias é geralmente o tempo que levamos até adquirir um novo hábito).
Dentro deste tempo já tive muitos benefícios além do emagrecimento como: muita mais disposição, nada de cansaço após o almoço, uma amidalite chata que me acompanha a anos simplesmente desapareceu, fora a clareza de pensamento que agora tenho todos os dias.
Segui interruptamente a dieta por 23 dias, quando comi umas besteiras 🙁 mas não tive dificuldade em voltar à dieta no dia seguinte.
Meu Peso
Na balança, estou apenas um quilo mais magra, mas tanto visualmente, como nas medidas, estou bem melhor agora.
Meu peso mesmo no começo da dieta, era considerado dentro do ideal, pelo IMC, mas simplesmente eu aparentava pesar bem mais que eu realmente pesava, hoje aparento ter o peso que realmente tenho.
Estou quase sem celulites e como houve muita diferença visualmente e quase nada na balança, sei que estou trocando gordura por massa magra.
Não fiz apenas a dieta cetogênica, também a aliei com exercícios, nada muito radical.
Como não queria perder muito tempo, resolvi fazer treinos hiit, seis vezes por semana, em casa mesmo, com aulas online que duram cerca de 15 minutos apenas.
Minhas Medidas:
Antes de começar a dieta, medi apenas a cintura, que estava com 72cm, após os 23 dias, me impressionei, pois estava com 64cm, ou seja, perdi 8cm de cintura em 23 dias! E como sei bem que a gordura mais difícil de queimar é exatamente a da região abdominal, fiquei ainda mais satisfeita com o resultado.
A partir daí estou monitorando minhas medidas toda semana, para ter um controle, e continuo mantendo meus 64 cm, também uma vez por mês vou tirar uma foto, para comparação.
Pretendo agora manter este peso, apenas ganhando massa magra.
Como já emagreci o que queria, introduzi alguns carboidratos na dieta, puxando mais para o estilo paleo, numa vertente não tão restritiva, ou apenas low carb, então como chocolate 85% e eventualmente um adoçante, por exemplo, também aumentei os exercícios, praticando também corrida leve de 3 a 4 vezes por semana.
Quanto às vontades, ainda sinto um pouco, mas nada demais, e como introduzi algumas outras frutas a vontade de doces também está indo embora.
Este estilo de alimentação não significa nunca mais sair da dieta mas sim aprender a comer de forma mais natural otimizando nosso corpo e mente.
Você já experimentou a Dieta Cetogênica?
Conte pra mim aqui em baixo nos comentários!