Geralmente quando ouvimos falar de gorduras Insaturadas, ouvimos que são gorduras muito benéficas para nossa saúde e logo nos vem à mente o azeite de oliva, o abacate e as nozes. Mas você sabia que o Óleo de Coco também possui gorduras insaturadas?
Apesar de ser predominantemente composto por gordura Saturada de Cadeia Média, o Óleo de Coco também possui Gorduras Insaturadas:
Como podemos ver, as gorduras insaturadas ainda são divididas em duas categorias, as monoinsaturadas e as polinsaturadas.
Conheça as Gorduras Presentes no Óleo de Coco
Gorduras saturadas:
São predominantemente de origem animal, porém podem ser encontradas em alguns vegetais e frutas como o próprio coco. Suas moléculas possuem uma ligação simples de carbono.
Gorduras Insaturadas:
Normalmente encontradas em vegetais, frutas, castanhas e em algumas fontes animais como o salmão, possuem ligações duplas em suas moléculas, destro destas, temos:
Gorduras Monoinsaturadas:
possuem uma ligação dupla de carbono em suas moléculas, são de fácil digestão por serem formadas por moléculas mais simples. Também podem ser aquecidas, pois são muito estáveis mesmo a altas temperaturas.
Gorduras Polinsaturadas:
possuem duas ou mais ligações duplas de carbono em sua molécula. Suas formas mais benéficas para nosso corpo são os Ômegas 3 e 9. Porém sofrem mais oxidação ao serem expostas a altas temperaturas.
As gorduras Insaturadas no geral, possuem propriedades anti inflamatórias, por isso são tão benéficas, também ajudam na manutenção da saúde cardiovascular e ainda dão a sensação de saciedade, que ajuda na manutenção ou perda de peso.
Porém não devemos nos esquecer que óleos nada saudáveis como canola e soja, também são fontes de gorduras polinsaturadas, ou seja, muito cuidado na hora de escolher qual gordura ou óleo escolher.
As Gorduras do óleo de coco:
O Óleo de Coco torna-se então uma gordura muito estável, mesmo usado em altas temperaturas como frituras.
Possui um equilíbrio entre os diferentes tipos de gordura, sendo ótimo aliado de nossa saúde, inclusive com propriedades antifúngicas, bactericidas e ainda combate diversos vírus.
Você pode utilizar o Óleo de Coco em seu dia a dia substituindo óleos comuns como o de soja, tomar puro (de duas a três colheres por dia) ou ainda para aromatizar pratos, pois tem um sabor muito agradável e suave.
E você, sabia que o Óleo de Coco Também é fonte de Gorduras Insaturadas?
Ótima Notícia. Aproveite!
No dia 23 de agosto, o Dr. Lair Ribeiro realizou a Palestra Online “A Verdade Científica sobre o Óleo de Coco”.
Inscreva-se abaixo receba o link da última palestra e seja avisado dos próximos eventos do Dr Lair.