O termo diabesidade é a junção de duas doenças: obesidade e diabetes, ou seja, se você tem diabetes e obesidade, você então tem diabesidade.
Cerca de 80% dos portadores de diabetes tipo 2 estão acima do peso, isso indica uma ligação direta entre as duas doenças.
Já é conhecido que inúmeras doenças estão relacionadas com a obesidade, porém o diabetes está ainda mais ligado ao o excesso de peso.
Estamos vivendo uma epidemia inédita, onde as doenças não são transmissíveis, e sim fruto dos hábitos da população. Médicos e pesquisadores de todos os lugares vem se esforçando ao máximo para controlar este surto.
Qual a Relação Entre Diabetes e Obesidade?
A relação entre diabetes e obesidade é bastante visível. Para que ocorra a transformação de glicose em energia, a insulina deve se ligar a receptores presentes nas membranas das células, permitindo a entrada de glicose nas mesmas.
O acúmulo de gordura, especialmente abdominal (ou visceral), provoca uma deficiência no número desses receptores. Essa diminuição leva a uma condição conhecida como resistência à insulina, que implica aumento da glicose circulante e consequente desenvolvimento de diabetes tipo II.
Como Prevenir
Primeiramente, devemos nos prevenir mantendo o peso adequado, realizando exercícios regulamente e exames periódicos para acompanhamento.
A obesidade não acarreta apenas o diabetes, mas várias outras doenças, principalmente as cardiovasculares.
Ainda devemos ficar atentos ao fator genético, se há histórico familiar de obesidade e diabetes, a prevenção dever ser então redobrada.
Como Tratar a Diabesidade
Em primeiro lugar, devemos focar na alimentação, evitando ao máximo carboidratos e açúcares, para que em primeiro momento, sua glicemia não aumente ainda mais, e juntamente começar uma rotina de exercícios físicos.
Como consequência, haverá uma diminuição de seu peso, o que irá auxiliar no controle do diabetes, gerando um ciclo de bons hábitos que aos poucos devolverão sua saúde.
O problema é que a maioria das pessoas não querem entrar em uma dieta restritiva, não querem se exercitar e acabam recorrendo ao medicamentos sem saber que estes não tratam o problema e apenas mascaram, enquanto a causa (excesso de glicose no sangue) permanece.
Não deveríamos nos preocupar em colocar mais insulina dentro de nosso corpo e sim condicioná-lo para que não necessite dela em quantidades tão exageradas, ou seja, que nosso corpo não tenha um excedente de glicose.
Assim como as doenças andam juntas, os bons hábitos também andam de mãos dadas com os benefícios à nossa saúde, e você, qual caminho escolhe?