O Ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos, essenciais para o crescimento normal, saúde e desenvolvimento cerebral. Muito se fala e pesquisa sobre o assunto. Conheça agora 10 Curiosidades:
1- O segredo dos Esquimós
Um estudo realizado com esquimós da Groenlândia mostrou que apesar de ser um dos povos que mais consome gordura, possuem colesterol mais baixo que a maioria dos povos com uma dieta ocidental, apresentando também baixas taxas de doenças cardíacas, obesidade e hipertensão. Esses índices foram atribuídos ao alto consumo de Ômega 3, encontrado nos peixes de água fria que os esquimós consomem.
2- Salmão é o melhor
O Ômega 3 de maior qualidade é encontrado no salmão, porém deve ser o salmão selvagem, que vive em mares frios. O salmão criado em cativeiro que é alimentado com ração produz quantidades muito pequenas de Ômega 3.
3- Obrigatório por lei
Na Alemanha existe uma lei, que quando uma mulher se casa, no dia seguinte ela deve começar a suplementar Ômega 3. O objetivo da lei é que a mulher forme reservas em seu corpo, que durante a gestação ajudarão o feto na formação cerebral e estimulam que a criança seja mais inteligente, assim como prevenir depressão pós parto na mãe.
4- Por falar em depressão pós parto
Muitas vezes é ocasionada pela deficiência de Ômega 3. Isso ocorre porque durante a formação cerebral do feto, ele suga praticamente todas as reservas da mãe, se a mulher não consumir quantidades adequadas do nutriente para reverter a deficiência, ela possivelmente sofrerá de depressão pós parto.
5- Tratamento psiquiátrico?
Com uma ligação muito forte com o cérebro, o Ômega 3 vem sendo cada vez mais utilizado em tratamentos de transtornos mentais como depressão e esquizofrenia, ajudando a tratar também outros sintomas de psicoses. Vem tendo cada vez mais resultados positivos.
6- Efeitos colaterais
Um dos pontos fracos na suplementação do também chamado óleo de peixe, é o gosto de peixe na boca algum tempo depois da ingestão das cápsulas. Este desconforto pode ser evitado ingerindo-o antes das refeições, assim os alimentos consumidos impedirão este desconforto.
7- Peixe frito não!
Uma das maiores fontes de Ômega 3 são os peixes, porém eles devem ser consumidos cozidos ou assados, pois o processo de fritura o faz oxidar e perder todas as suas propriedades. Lembre-se, não encontramos quantidade suficiente em peixes de pesqueiros e afins.
8- Teste do cheiro
Uma forma de saber se o Ômega 3 está fresco ou oxidado é abrindo uma cápsula e cheirando. Caso esteja com um cheiro muito forte de peixe, significa que está oxidado, se houver um cheiro leve ainda não oxidou, se não apresentar nenhum cheiro então está fresco e na melhor maneira para o consumo.
9- Veganos também podem
Nozes, sementes de chia e linhaça também são alimentos ricos em Ômega 3, mas devem ser devidamente preparados. Outra opção são os suplementos veganos, que extraem esse nutriente de vegetais.
10- Evite a má qualidade do Ômega 3
Para testar se seu Ômega 3 é puro, basta pegar uma cápsula, deixar no congelador por 5 horas, após isso, retire e tente furar com um palito de dentes. Caso o palito entrar com facilidade, está tudo certo. Se estiver congelado, há alguma outra substância mais barata na mistura.
O Ômega 3 não congela mesmo a baixíssimas temperaturas, da mesma maneira que o sangue dos animais marinhos de águas frias que o contém.
Outro cuidado importante é quanto a contaminação com Metais pesados como Mercúrio e a adição de Químicos no processo de fabricação.
O indicado é consumir em média 3 gramas por dia, mas pode variar de acordo com seus objetivos ou indicações médicas.
Conte nos cometários qual das curiosidades mais te surpreendeu!