No inverno é comum que redobremos os cuidados com nossa saúde por conta do aumento de vírus circulantes nos ambientes e maior concentração de pessoas em lugares fechados. Turbinamos nossa imunidade com suplementos multivitamínicos e minerais, porém com a chegada do calor geralmente abandonamos estes cuidados, o que pode resultar em baixa imunidade, causando fortes resfriados, falta de disposição, fadiga e até queda de cabelo em alguns casos.
Isso ocorre porque no verão transpiramos mais, e junto com o suor, nossos estoques de minerais também se perdem, nossa alimentação na maioria das vezes não supre nossas necessidades de minerais e vitaminas, tanto por não nos alimentarmos corretamente, como pelo fato de os solos estarem esgotados com tamanha produção agrícola e não produzirem mais alimentos tão nutritivos.
Como se não bastasse estarmos em déficit nutricional, ainda é uma época onde muitas pessoas saem de férias, viajam, frequentam praias e piscinas cheias e encontram-se com vírus e bactérias novas, por ser também uma época de festas,comem comidas diferentes, muitas vezes fora de casa que podem estar contaminadas. Outro fator ainda é a mudança drástica de temperaturas que ocorre com o uso cada vez mais frequente do ar condicionado que facilita a entrada de microrganismos em nossos corpos. O resultado não poderia ser diferente: gripes, resfriados e até pneumonias em pleno verão.
Como se manter Saudável
Para não perder nada de bom que esta estação tem a oferecer é preciso prevenção. É muito importante tomar bastante água, se alimentar bem e se possível fazer o uso de um multivitamínico, que dará ajuda extra na prevenção de doenças o ano todo além de aumentar a disposição e bem estar.
Os multivitamínicos geralmente são compostos por vitaminas, que ajudam no funcionamento do organismo por serem facilitadoras das reações químicas necessárias para nosso metabolismo, e minerais, que ajudam na constituição óssea, muscular, e na regulação dos impulsos nervosos.
Existem no mercado, marcas que possuem todos ou quase todos os minerais e vitaminas que devemos consumir diariamente, porém outras além de não conter, não oferecem as quantidades adequadas. Geralmente os fabricantes formulam os suplementos com 100% das necessidades diárias das vitaminas hidrossolúveis (que são solúveis em água, e caso haja ingestão em excesso será eliminada pela urina) e quantidades mais baixas das vitaminas lipossolúveis (que são diluídas em gordura, caso haja ingestão em excesso não é eliminada, causando danos à saúde do usuário ). Por isso é sempre importante pesquisar bastante antes de adquirir seu multivitamínico.
Exemplos de funcionalidades das vitaminas e minerais
Vitaminas
Vitamina A: atua principalmente no cabelo, pele, unhas, dentes, ossos,mucosas e visão.
Vitamina C: imunidade, ossos, dentes, mucosas, artérias, inibe o hormônio cortisol ( que pode causar insonia, stress, inflamações e aumento de peso).
Vitamina E: protege o organismo dos radicais livres e é antioxidante.
Vitaminas do Complexo B: atua no sistema nervoso, pele, olhos, cabelo, fígado e boca.
Vitamina K: ajuda no processo de coagulação do sangue.
Minerais
Cálcio: formação do tecido ósseo.
Fósforo: age no metabolismo das células.
Magnésio: relaxamento muscular, ajuda na absorção do Cálcio e atua diretamente nas funções cerebrais, previne e ameniza a depressão;
Zinco: atua na produção de proteínas;
Potássio: contração muscular;
Sódio: regula a quantidade de líquidos no organismo;
Ferro: formação da hemoglobina no sangue.
Agora é só aproveitar o calor do verão, mas sem se esquecer de manter atenção à saúde.