Emagrecer após a Gravidez

Emagrecer após a gravidez é um desejo muito comum entre as mamães, assim como voltar a forma o mais rápido possível, afinal, sua barriga está flácida, e os quilos a mais ainda estão lá.

Mulheres que entraram na gestação com peso adequado tem o ganho de peso indicado entre 11 e 15 kg, embora algumas mulheres engordem mais de 20kg, um desconforto ainda maior para a mãe.

Algumas grávidas engordam muito e não conseguem emagrecer após a gravidez.
Algumas grávidas engordam muito e não conseguem emagrecer após a gravidez.

Porém a mulher não deve entrar em pânico nesta hora, afinal, se ela demorou nove meses para chegar ao corpo que está não será da noite para o dia que seu corpo retornará ao que era antes, é um processo natural, já notado nas primeiras semanas após o bebê nascer.

A mulher vai perder os líquidos retidos durante a gravidez, o útero que estava enorme para abrigar o bebê vai voltando ao tamanho normal, tirando aquela aparência de barriga inchada.

A boa notícia é que o processo de recuperação (até mesmo melhora) do corpo pode ser acelerado!

 

AMAMENTAR AJUDA A PERDER PESO?

mãe amamentando e consequentemente emagrecendo após a gravidez
Amamentar seu filho além de saudável pra mãe e filho ainda cria vínculo entre os dois.

Com certeza! Além de criar os primeiros laços afetivos entre mãe e filho, a amamentação gasta muita energia para a fabricação de leite. A mulher gasta pelo menos 500 calorias a mais por dia.

Mas essa época também é perigosa, pois a mãe sente muita fome, caso saia comendo qualquer coisa em grande quantidade, muitas vezes ao invés de emagrecer o período de amamentação ocasiona ganho de peso na mulher.

 

DIETAS SÃO UMA BOA OPÇÃO PARA EMAGRECER APÓS A GRAVIDEZ?

Principalmente nas primeiras semanas após o parto, não é recomendado dietas restritivas, pois podem afetar tanto a qualidade quanto a produção do leite, existem melhores formas de emagrecer após a gravidez.

mulher alimentando-se de uma maneira saudável
A alimentação após a gravidez deve ser equilibrada e rica em nutrientes essenciais.

O ideal é se alimentar de forma saudável, comendo todos os nutrientes necessários.

Se a mãe não pode amamentar o bebê ela pode então entrar em dietas mais rígidas, caso contrário não. Nessa fase por maior que seja a vontade de ter um corpo bonito, a saúde do bebê deve ser prioridade, afinal o leite materno é o único e mais importante alimento que deve ser consumido nesta etapa de sua vida.

Descubra os Benefícios da amamentação

 

QUANDO COMEÇAR A FAZER EXERCÍCIOS?

Cada caso é um caso, mas em média após 30 dias, a mulher já pode se exercitar com consentimento médico.

Poderá começar com caminhadas mais leves e pequenas corridas para o corpo se acostumar novamente aos exercícios.

Está prestes ou acabou de ter um filho? Conheça os 3 exercícios que toda mulher deveria fazer 15 dias após a gravidez, são facilmente feitos em casa e essenciais para fortalecer a lombar e ajudar o músculo abdominal a voltar ao que era antes da gestação.

Um conjunto de exercícios muito indicado é o treino HIIT. Ele além de ser super rápido (média de 15 minutos diários) também é um treino que queima muita gordura e emagrece mais que atividades aeróbicas tradicionais.

Existem também programas próprios para mulheres que querem emagrecer após a gravidez. São formulados com exercícios que fortalecem a musculatura prejudicada durante a gestação, com treinos rápidos (afinal mães não tem tempo para quase nada) e específicos para não correr o risco do leite secar.

mae aproveitando para emagrecer após a gravidez fazendo exercício com seus filhos
Mesmo com filho é possível fazer exercícios, chame eles para fazer com você 🙂

 

SEGUNDA GRAVIDEZ ENGORDA MAIS?

A segunda gravidez não é o fator que vai fazer a mulher engordar mais ou menos, é apenas um mito, assim como dizem que na segunda gravidez a mulher sente menos enjoo.

Cada gravidez é única, e o corpo passa pelos mesmos processos, porém de forma individual. O que pode acontecer é a mulher não ter voltado ao peso normal após a primeira gestação e engravidar novamente. Logo o peso adquirido na segunda gravidez irá criar a sensação de que o ganho de peso foi maior, por mais que seja parecido com o da primeira gestação.

Também ocorre da barriga começar a aparecer mais cedo, pois as fibras musculares já se expandiram uma vez, o que torna esse processo de expansão mais fácil na segunda gravidez, a mãe pensa estar ganhando muito peso, o que na verdade não ocorre.

a segunda gravidez não gera um aumento maior de peso
A segunda gravidez é igual a primeira, o tempo reduzido por já ter um filho pode diminuir os cuidados por parte da mãe

Outro fator é a mulher se cuidar menos na segunda gravidez, como se alimentar mal, o que pode ocasionar maior ganho de peso e estrias. Como já dito cada gravidez é única, mas os cuidados devem ser iguais.

Agora que você já sabe o que fazer para perder o peso que ganhou na gravidez, é só botar as dicas em prática e curtir ao máximo seu bebê!

Comentários