Logo que consegui emagrecer com a Dieta Cetogênica, resolvi experimentar a Dieta Paleo, que é parecida, porém permite o consumo de bons carboidratos, como Frutas da época, Raízes como Beterraba e Mandioca, entre outros.
Ela porém exclui alimentos industrializados que eram permitidos na Cetogênica, como Queijos, Adoçantes e Embutidos.
No meu caso, não sigo a linha mais restrita, e me permito eventualmente usar um adoçante (apenas stévia ou sucralose), ou comer um queijo (consegui tirar o leite da minha dieta, mas o queijo ainda não).
Como Funciona a Dieta Paleo
A Dieta Paleo, que para muitos não é uma dieta e sim um estilo de vida e alimentação, consiste em nos alimentarmos como nossos antepassados da era Paleolítica (daí o nome da dieta) ou seja, comida de verdade, que não vem embalada, não vem pronta, você prepara, você tempera, aí então você come.
Os alimentos permitidos são aqueles que conseguimos encontrar na natureza como Carnes, Frutas, Castanhas e Vegetais.
Existem diversas vertentes da Dieta Paleo, e como já disse, eu sigo uma linha menos restrita, porém existem pessoas que são tão rígidas a ponto de comer apenas carnes de caça, por exemplo. O que para mim (e acredito para a maioria das pessoas também) seria totalmente inviável, afinal, onde moro mal consigo encontrar frango caipira.
A quantidade de cada alimento que você vai comer depende do seu objetivo, se quer emagrecer, coma pouco carboidrato, capriche na gordura e modere nas proteínas, se quer aumentar peso, ou pratica exercícios muito pesados, aumente os carboidratos, eles te darão uma energia extra, mas sempre respeitando o que seu corpo pede.
Assim como a maioria das dietas Low Carb, a Paleo não estipula horários nem quantidades a serem consumidas, coma enquanto tiver fome, apenas quando tiver fome.
Mudanças no Corpo:
Mesmo praticando apenas cerca de 15 minutos de exercícios por dia em casa e correndo umas três vezes por semana, estou percebendo que meu corpo tem ganhado bem mais definição, coisa que eu nunca tive nem mesmo fazendo musculação.
Eu já havia estudado que a maior parte dos resultados no corpo geralmente vêm da dieta, mas não imaginei que fosse ter resultados tão bons.
Porém existem pessoas que não conseguem se adaptar, se sentem mal, o corpo não responde muito bem, por isso é importante testar pois cada corpo pode reagir de uma maneira.
Lembrando porém que a adaptação pode levar um tempinho então não esqueça de dar tempo para ver se seu corpo realmente não se dá bem com este tipo de alimentação ou se apenas está em fase de adaptação.
Sintomas como dores de cabeça e fraqueza podem demorar até uns 15 dias para irem embora e enfim você perceber a melhora do corpo e mente… Vale à pena esperar pois é um período relativamente curto para obtenção de resultados tão bons!
Mudanças na mente:
Não foi só por fora que senti mudanças, minha mente funciona muito melhor agora, talvez o verdadeiro combustível do cérebro, (a gordura) tenha entrado em ação!
Afinal o Cérebro é em grande parte formado por gordura – cerca de 60%.
É impressionante que também não tenho mais preguiça após as refeições. Já havia visto diversos relatos que diziam isso, mas eu achava que era mentira, como alguém almoça e não fica sonolento depois? Pois é, agora estou experimentando exatamente isso, e é maravilhoso…
Também não tive mais nenhuma dor de cabeça, não que eu nunca mais vá ter, mas minhas dores de cabeça eram frequentes e agora não tenho mais, então acho que está funcionando muito bem para mim.
Dieta Paleo para Sempre?
Realmente me sinto muito bem com esta dieta, mas também não vou ficar paranoica com a comida, às vezes um deslize é muito bem vindo, nada de ficar comendo besteiras todos os dias, mas uma vez a cada quinze dias, acho um intervalo bom para tirar a saudade de alguma “gordice”.
Fora que coisas geralmente proibidas em outras dietas, como um churrasco que geralmente possui muitas carnes mais gordurosas são permitidas na Dieta Paleo, então fica bem mais fácil mantê-la também nos fins de semana e refeições em família.
Outra coisa importante é que não se trata apenas de “seguir uma dieta” e sim de adquirir bons hábitos, independente de chamar de dieta ou não, comer comida de verdade é sempre melhor para nosso corpo, pois daremos a ele condições de funcionar corretamente.
Enfim, o mais importante é ter uma boa alimentação para viver todos os dias com disposição e alegria!
Você já conhecia a Dieta Paleo? Já tentou fazer alguma vez?